Mulher se suicida após ser despejada de sua casa

Uma mulher de 53 anos se suicidou quando ia ser despejada de seu apartamento na cidade de Barakaldo, no País Basco, no nordeste da Espanha, hoje.

Segundo a polícia, a mulher, que não foi identificada, subiu em uma cadeira e se jogou pela janela do segundo andar do prédio em que morava quando pouco depois de receber a visita de um oficial de Justiça com uma ordem de despejo.

Ela chegou a ser socorrida por paramédicos, mas não resistiu aos ferimentos. A mulher trabalhava em uma empresa de ônibus na cidade e deixou o marido e um filho de 21 anos. Segundo o jornal “El País”, os vizinhos dizem que a família não demonstrava passar por dificuldades financeiras.

 

O juiz de Barakaldo, Juan Carlos Mediavilla, pediu uma mudança legal na legislação hipotecária para que mortes como essa não se repitam. Nos seis primeiros meses do ano, 137 famílias da cidade foram despejadas.

 

Suicídios

Esta é a segunda morte e terceira tentativa de suicídio devido a problemas financeiros na Espanha em um mês.

No dia 26, um homem também com 53 anos que estava desempregado há quatro se jogou pela janela de sua casa em Valencia, mas sobreviveu e está internado em estado grave. Um dia antes, outro homem foi encontrado morto no quintal de casa, em Granada.

As ordens de despejo já afetaram 400 mil famílias espanholas desde o início da crise econômica, em 2007. O país passa por taxas de desemprego maiores que 25% e recessão há cinco anos.