Mudança climática pode submergir Londres

Londres poderá ficar sob as águas como conseqüência do impacto de mudanças climáticas irreversíveis, advertiu o líder do grupo de cientistas que assessora o governo britânico. O professor e especialista inglês sir David King, que há alguns dias afirmou na Câmara dos Comuns que as mudanças climáticas “são piores que as ameaças terroristas”, disse em uma entrevista à BBC que Londres “ficará sob as águas devido a mudanças climáticas irreversíveis”.

Além disso, King explicou que as barreiras de contenção do rio Tâmisa deverão ser reforçadas e adaptar-se a novas mudanças, para se evitar “um desastre de tamanho colossal”.

“Os verões cada vez mais severos como, por exemplo, o do ano passado na Europa, causaram cerca de 30 mil vítimas pelo calor. Esses eventos extremos estão se tornando cada vez mais freqüentes. É uma mensagem que temos de levar em consideração como governo. Por isso, alerto sobre Londres”, afirmou o especialista em climatologia.

Ele advertiu, além disso, que o aumento das temperaturas na Grã-Bretanha fará com que os rios do sul do país comecem a transbordar de seus leitos naturais, causando inundações e mortes.

“As temperaturas extremas dos últimos anos não têm comparação em absoluto com as medições dos últimos 100 anos. Devemos atuar rapidamente se não queremos chegar a um desastre irreversível”, disse King.

A barreira de contenção do Tâmisa, que era utilizada uma vez a cada cinco anos na década de 80 para frear o crescimento do nível do rio, deve agora entrar em funcionamento até seis vezes por ano.

“Estamos falando que daqui a poucos anos, caso não tomemos medidas, Londres ficará debaixo das águas. E isso não é uma história de filme, será a realidade”, finalizou. Nos últimos anos, o governo britânico teve de criar uma agência encarregada de lidar com desastres naturais, principalmente por inundações, após o preocupante aumento do nível dos rios no sul da Inglaterra e em Gales.

Voltar ao topo