Morre Taktser Rinpoche, irmão de Dalai Lama

Taktser Rinpoche, irmão do líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, morreu em sua residência no estado norte-americano de Indiana após uma prolongada doença, informou o governo tibetano no exílio na Índia. Ele tinha 86 anos.

Rinpoche, ex-representante do Dalai Lama no Japão e que foi monge do monastério de Kumbun em Amdo, Tibete, morreu na tarde de sexta-feira. Depois de deixar o Tibete nos anos 1950, Rinpoche foi professor de Estudos Tibetanos na Universidade de Indiana, onde fundou o Centro Cultural Tibetano em 1979.

“Taktser Rinpoche era um incansável defensor da cultura tibetana e dos direitos do povo tibetano no Tibete”, afirma o comunicado. “Todos os anos – incluindo este, antes da Olimpíada de Pequim – ele participava de longas caminhadas e corridas de bicicletas para despertar a consciência sobre a situação do povo tibetano”, acrescenta.

Em sinal de respeito, os escritórios do governo tibetano no exílio em Dharmsala, no Norte da Índia, ficarão fechados hoje e uma prece será realizada à tarde, diz a nota. Ele deixa mulher, Kunyang Norbu, e três filhos. O comunicado não dá detalhes sobre o funeral.