Moradores fogem com medo de tsunami no Pacífico

Milhares de moradores de ilhas do Pacífico Sul fugiram das áreas costeiras, após uma série de fortes terremotos atingir a região e disparar um alerta de tsunami hoje. Uma semana antes, um poderoso tufão ao menos 178 pessoas no arquipélago de Samoa, Samoa Americana e Tonga.

Não houve ainda relatos sobre prejuízos. Os avisos de tsunami para 11 nações e localidades foram cancelados. As pessoas, porém, se preveniram escalando montanhas e manobrando nas ruas congestionadas para chegar a altitudes maiores.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta regional após um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter ocorrer 294 quilômetros a noroeste da ilha de Santo, em Vanuatu, a uma profundidade de 35 quilômetros. Em uma hora, houve dois outros tremores de 7,7 e 7,3 graus.

Não havia relatos sobre prejuízos ou feridos em Vanuatu, uma cadeia de 83 ilhas localizada 2.200 quilômetros a nordeste de Sydney, na Austrália. Na Samoa, onde o tufão de 29 de setembro matou pelo menos 142 pessoas, os moradores correram para as montanhas. Também houve temor na Samoa Americana, um território dos EUA na região.

Voltar ao topo