O monte Aconcágua, tido como o “pico” mais alto da América, possui uma nova altura oficial de 6.960,8 metros, uma medida levemente superior a que ostentava há 50 anos, segundo os resultados de uma expedição científica anunciados nesta segunda-feira.

continua após a publicidade

De acordo com um trabalho científico da Universidade de Buenos Aires, realizado em 1956, a altitude oficial do Aconcágua até então era de 6.959,6 metros.

No entanto, o cientista argentino Sergio Cimbaro, do Instituto Geográfico Nacional (IGN), explicou à Agência Efe que a nova altura “não é comparável” com a anterior porque “a tecnologia utilizada para essa medição é totalmente diferente”.

“Não se pode dizer que o monte aumentou porque a tecnologia de medição não é comparável. Por outro lado, a partir de agora, vamos poder comparar e acompanhar essa altura graças à instalação de uma estação GPS (Sistema de Posicionamento Global) no monte durante esta última expedição”, detalhou Cimbaro, que chegou a participar da expedição realizada em fevereiro.

continua após a publicidade

Segundo o cientista argentino, este sistema permitirá “uma monitoração mais detalhada sobre a crosta da cordilheira dos Andes”, a coluna vertebral da América do Sul, produto da colisão de placas tectônicas que sofrem constantes mudanças, especialmente com os sismos das últimas décadas, como o registrado no Chile em fevereiro de 2010.

A expedição, coordenada pelo IGN e pelo projeto Sigma do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), teve como objetivo medir a altura do monte por meio de estudos de gravidade (gravimétrica), que se diferem do sistema GPS, que, por sua vez, não possui referência com relação ao nível do mar.

continua após a publicidade