Rixa antiga

Monges trocam socos e vassouradas em Belém

Uma cena inimaginável três dias depois do Natal: padres e monges brigaram feio nesta quarta-feira (28) durante a limpeza natalina da Igreja da Natividade, em Belém, por causa de uma disputa entre seitas religiosas pelo controle do templo que marca o local simbólico do nascimento de Jesus.

Cerca de cem padres e monges das igrejas Ortodoxa Grega e Apostólica Armênia trocaram socos e vassouradas dentro do templo. Policiais palestinos, curvando-se para atravessar a diminuta “porta da humildade”, intervieram com cassetetes para restaurar a ordem.

“É um problema trivial… ocorre todo ano”, disse o tenente-coronel da polícia Khaled al Tamimi. “Tudo está bem e as coisas voltaram ao normal. Ninguém foi detido, porque todos os envolvidos eram homens de Deus.”

A igreja de Belém data do século VI, e é a mais antiga da Terra Santa. Sua administração é dividida entre clérigos católicos romanos, ortodoxos gregos e armênios. Qualquer suposta violação dos limites de jurisdição dentro da igreja pode desencadear uma briga, especialmente durante a limpeza anual para as celebrações do Natal ortodoxo, que será comemorado na semana que vem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.