Moldávia teme que separatistas tentem se anexar à Rússia

O presidente da Moldávia, Nicolae Timofti, teme que separatistas do leste do país peçam a anexação da região à Rússia.

Segundo a autoridade, cidadãos da Transdnístria, uma faixa que separa a Moldávia e a Ucrânia, podem pedir para se juntar à Rússia, contudo o presidente negou informações de que isso já está acontecendo. A Rússia afirmou anteriormente que respeita a integridade territorial da Moldávia.

“Há riscos de provocações vindos da Transdnístria”, afirmou Timofti.

A Transdnístria declarou independência unilateral ante a Moldávia em 1990 e a Rússia possui 1.500 soldados no local. Contudo, o governo de Moscou não reconhece a separação da região.

Timofti encontrará o presidente romeno, Traian Basescu, na quarta-feira. Basescu disse segunda-feira que acredita que a Rússia quer recriar a União Soviética e que a Moldávia era uma prioridade para ele. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.