Ministro das Finanças da Grécia se reúne na 5ª feira com Obama em Washington

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta quinta-feira em Washington, segundo uma graduada fonte do Ministério das Finanças do país europeu.

“Varoufakis participará das celebrações do Dia da Independência da Grécia na Casa Branca, onde terá um encontro privado com o presidente dos EUA”, afirmou a fonte. A reunião acontece no momento em que o governo liderado pelo partido Syriza, que chegou ao poder em janeiro, realiza negociações com credores internacionais. Até agora, as conversas têm evoluído lentamente.

A Grécia precisa de um acordo para assegurar bilhões de euros em um pacote de ajuda, para evitar um default e o risco de ter de deixar a zona do euro. Os credores do país desejam, porém, mais cortes nas pensões e aumentos de impostos, em um país que vem de anos de medidas duras de austeridade, o que poderia gerar divisões no governo do premiê esquerdista Alexis Tsipras, eleito em janeiro com uma plataforma contrária à austeridade.

O ministro das Finanças da Grécia, bem como o presidente do Banco Central do país, Yannis Stournaras, estarão em Washington para participar dos encontros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Mais cedo na quinta-feira, Varoufakis deve falar em conferência organizada pelo Brookings Institution. O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, deve falar no mesmo evento, também na quinta. Varoufakis deve ainda se reunir com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo