Ministra desiste de corrida para suceder Zapatero

A ministra de Defesa da Espanha, Carme Chacón, retirou seu nome da corrida pela liderança do governista Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE), antes das eleições gerais marcadas para 2012 no país. O PSOE sofreu uma dura derrota em eleições locais e regionais para o conservador Partido Popular (PP), no último final de semana.

Chacón, de 40 anos, fez o surpreendente anúncio hoje, em uma entrevista coletiva na qual ela parecia prestes a chorar. A ministra afirmou que retirava seu nome para evitar uma divisão no partido. A decisão abre espaço para o vice-primeiro-ministro, Alfredo Perez Rubalcaba, suceder José Luis Rodríguez Zapatero como chefe do partido.

Dessa maneira, Rubalcaba seria o próximo candidato do PSOE ao posto de primeiro-ministro, atualmente ocupado por Zapatero. A Espanha, porém, tem um índice de desemprego de 21% e pesquisas apontam os oposicionistas conservadores do PP como favoritos para a eleição de 2012. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.