Mini-submarino colombiano com cocaína no México

Um mini-submarino colombiano carregado com cocaína e detectado na costa do Pacífico, ao sul do México, chegou nesta sexta-feira (18) ao porto de Salina Cruz rebocado por um barco da Marinha, em meio a fortes medidas de segurança.

Na base naval, especialistas da Procuradoria Geral da República começaram a fazer a inspeção do carregamento — ainda não foi divulgada a quantidade de droga encontrada.

Informes da inteligência mencionam “alvos navais suspeitos” na área onde foi encontrado o submarino, com cerca de 10 metros de largura.

Quatro colombianos que viajavam dentro da pequena embarcação disseram que haviam partido do porto colombiano de Buenaventura havia oito dias, e se dirigiam ao estado de Sinaloa, perto da fronteira com os Estados Unidos.

O submarino foi localizado na quarta-feira (16) e, quando subiu à superfície, foi abordado por um helicóptero naval e forças especiais da Infantaria da Marinha.

Foi realizada “uma operação de inserção vertical via corda rápida, surpreendendo a totalidade da tripulação”, diz um informe oficial.

Voltar ao topo