Militantes da Ossétia do Sul invadem uma vila na Geórgia

Cerca de 70 militantes da província separatista da Ossétia do Sul invadiram uma vila na Geórgia, afirmaram autoridades georgianas neste domingo (9). A missão de observadores da União Européia (UE) na Geórgia expressou preocupação com relação à situação, dizendo que o movimento pode exacerbar as tensões na área.

O líder separatista da Ossétia do Sul, Eduard Kokoity, disse que parte da vila está localizada no território da província e que suas forças entraram legitimamente, informou a agência de notícias russa Interfax.

Shota Utiashvili, uma porta-voz do Ministério do Interior da Geórgia, disse que militantes armados começaram a entrar em Perevi, uma vila com cerca de mil pessoas, no sábado (8). A vila fica na fronteira ocidental da região separatista da Ossétia do Sul. Utiashvili afirmou que os homens armados não atacaram os civis, mas alguns moradores da vila fugiram temendo alguma violência. Ele disse que as autoridades georgianas protestaram contra a invasão para os observadores da UE, que estão na Geórgia para monitorar uma trégua intermediada pela França e que colocou fim à guerra entre a Rússia e a Geórgia em agosto.

A missão de observadores da UE disse em um comunicado que a presença de forças da Ossétia do Sul na vila “exacerbaria mais as tensões para o detrimento da população civil”. O episódio destaca as tensões que ainda são elevadas naquela região, depois que as tropas russas recuaram de suas posições fora da Ossétia do Sul e de outra província separatista, a Abkházia. A Rússia insiste que cumpre plenamente sua promessa sob o acordo de paz, mas a Geórgia tem acusado o Kremlin de não se retirar de áreas que estavam sob controle georgiano antes da guerra.

Utiashvili disse que cerca de 50 militantes da Ossétia do Sul invadiram a vila de Perevi no sábado (8), quando os militares russos começaram a retirar suas tropas dos seus pontos de controle na vila. Ele disse que cerca de 10 soldados russos permaneciam na vila até a tarde de hoje, enquanto o número de militantes da Ossétia do Sul subia para cerca de 70.

O porta-voz do Ministério do Interior da Geórgia desmentiu a alegação de Kokoity de que a vila se estenda para dentro da Ossétia do Sul. A missão de observadores da UE também disse que Perevi está “claramente localizada a peste da linha de fronteira administrativa da Ossétia do Sul”. As informações são da Associated Press.