Milhares protestam pelo sexto dia seguido na Geórgia

Com os protestos nas ruas de Tbilisi, capital da Geórgia, entrando no sexto dia seguido, líderes da oposição pediram hoje que milhares de manifestantes mantenham a pressão até que o presidente Mikhail Saakashvili renuncie. Cerca de 12 mil manifestantes lotaram hoje as ruas em frente ao Parlamento, bloqueadas para veículos desde o início das manifestações. Milhares de pessoas partiram para um protesto em frente à residência presidencial, enquanto outros marcharam em direção ao principal canal de TV estatal.

O presidente está sendo criticado pelo modo como agiu durante a guerra contra a Rússia em agosto do ano passado. Manifestantes também o acusam de governar favorecendo pessoas próximas e de não fazer o suficiente para ajudar os pobres e criar empregos. Saakashvili, cujo mandato termina em 2013, se recusa a renunciar. Ele se propôs a discutir mudanças constitucionais que lhe dariam mais poder no Parlamento e se propôs a apoiar as eleições diretas para prefeito. Mas líderes da oposição rejeitaram a oferta.

“O governo deveria ter tomado essas medidas antes”, disse à multidão Nino Burdzhanadze, ex-presidente do Parlamento. “Não recuaremos um único passo. Não iremos parar os protestos até que o presidente renuncie.” Até agora, Saakashvili vem permitindo a realização dos protestos sem interferência política, mesmo com os manifestantes bloqueando as ruas principais. Eles armaram barracas em frente à residência presidencial, onde algumas pessoas planejam passar uma segunda noite.