Milhares de manifestantes antigoverno fizeram uma passeata neste sábado na capital do Haiti, Porto Príncipe. É a segunda manifestação em dois dias em meio a raiva e descontentamento com atraso na realização de eleições e outros temas políticos.

continua após a publicidade

A multidão marchou pacificamente em direção à embaixada do Canadá. Vários manifestantes carregavam cartazes demandando a renúncia do presidente Michel Martelly e do primeiro ministro Laurent Lamothe.

“Precisamos de eleições no País para que a democracia possa continuar… E não queremos corrupção”, disse Jean Ronald Brison, de 34 anos, dono de uma loja de autopeças.

O governo de Martelly deveria ter convocado eleições em 2011 para a maior parte dos assentos no Senado, toda a Câmara de Deputados e assembleias locais. Tanto ele quanto Lamothe, porém, acusaram os legisladores de bloquear uma votação que levaria à aprovação de uma lei eleitoral. Seis senadores disseram que a lei era inconstitucional e favorecia o governo.

continua após a publicidade

Protesto similar ocorrido na sexta-feira se tornou violento. Enquanto a polícia atirava gás lacrimogêneo, manifestantes queimavam pneus e atiravam pedras. Não houve mortos nem feridos graves.

Lamothe falou sobre o protesto na sexta-feira pelo Twitter. “Pedimos que os manifestantes exerçam seu direito constitucional com responsabilidade”, escreveu.

continua após a publicidade

Quatro protestos já foram realizados na capital haitiana em um mês. Uma quinta manifestação está prevista para semana que vem. Fonte: Associated Press.