Milhares de cubanos vão às ruas no Dia do Trabalho

Centenas de milhares de cubanos marcharam em Havana e outras cidades, hoje, marcando o Primeiro de Maio, em demonstrações interpretadas como manifestação de apoio às mudanças econômicas aprovadas recentemente pelo Partido Comunista, embora as pessoas segurando cartazes e gritando slogans ainda não tenham tido conhecimento dos detalhes.

Quase duas semanas depois que o partido endossou a tentativa do presidente Raul Castro para reparar a economia da ilha por meio de reformas limitadas em direção ao livre mercado, o governo não divulgou detalhes, nem disse quando o faria.

As demonstrações têm sido tratadas pelo jornal oficial do partido, Granma, como “a melhor chance para que os trabalhadores cubanos ratifiquem o apoio aos acordos”.

Castro liderou a marcha no leste de Santiago de Cuba, a segunda maior cidade da ilha, enquanto a manifestação em Havana foi conduzida por José Ramon Machado Ventura, um senhor de 80 anos recentemente nomeado segundo secretário do partido, a segunda posição mais poderosa.

Salvador Valdes Mesa, o chefe do único sindicato aprovado pelo governo cubano, foi o único a falar com a multidão. “Estamos fazendo esta (marcha) porque apoiamos os acordos feitos pelo partido no Congresso”, disse ele, diante da multidão que segurava fotos de Raul e Fidel Castro, cantando slogans como “socialismo é e será nossa esperança”.

O governo de Cuba não respondeu aos pedidos para comentar a razão pela qual as diretrizes do acordo ainda não foram divulgadas. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.