Cerca de 2 mil migrantes conseguiram furar neste sábado o bloqueio da polícia macedônia, que estava armada com cassetetes na fronteira com a Grécia. Os policiais tentavam impedir os migrantes de entrar na Macedônia vindos da Grécia. Várias pessoas ficaram feridas.

continua após a publicidade

O tumulto começou quando a polícia decidiu permitir que um pequeno grupo de migrantes com crianças pequenas cruzasse a fronteira. A multidão atrás deles os prensou contra a parede de policiais. Muitas mulheres, pelo menos uma grávida e crianças caíram no chão, aparentemente desmaiadas depois de se espremer para passar pelo cordão de isolamento. Em seguida, milhares de outros aproveitaram o momento para correr através de um campo não protegido por arame farpado para entrar na Macedônia. A polícia disparou granadas de efeito moral, mas não conseguiu conter a entrada.

Não havia confirmação do número de feridos e a extensão das lesões. Várias

crianças também se perderam de seus pais no caos. Este foi o segundo dia de confrontos entre os migrantes e a polícia macedônia que está tentando impedir que entrem no país e sigam para o norte em direção ao restante da Europa.

continua após a publicidade

Na sexta-feira, a polícia disparou granadas de efeito moral e entrou em confronto com os migrantes que tentaram correr ao longo da fronteira, um dia depois de o governo da Macedônia declarar estado de emergência na fronteira para deter a maré humana. Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas na confusão.

Tanto a Grécia quanto a Macedônia têm visto uma onda sem precedentes de migrantes este ano, a maioria em fuga de guerras na Síria, no Afeganistão ou no Iraque. Mais de 160 mil chegaram até a Grécia, principalmente em botes infláveis vindos da costa turca – um influxo que tem sobrecarregado autoridades gregas e as pequenas ilhas do mar Egeu do país. Cerca de 45 mil migrantes cruzaram pela Macedônia ao longo dos últimos dois meses.

continua após a publicidade

Poucos migrantes querem permanecer na Grécia, que está enfrentando uma crise financeira. A maioria se dirige para a fronteira norte do país com a Macedônia, onde se apertam em trens e seguem para o norte através de Sérvia e Hungria a caminho dos países mais prósperos da UE, como Alemanha, Holanda ou Suécia. Fonte: Associated Press.