México nega vínculo entre estudante mexicana e Farc

As autoridades do México não encontraram vínculos entre a estudante mexicana Lucía Morett e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou na segunda-feira (22) o procurador-geral do país, Eduardo Medina. Lucía é uma das três sobreviventes de uma incursão militar colombiana em um acampamento das Farc no Equador, ocorrida em 1º de março, que deixou mais de 20 mortos.

Medina afirmou, porém, que a investigação está em andamento e vários interrogatórios ainda devem ser feitos. O procurador disse que “nesse caso não se acredita que a garota pertença ao grupo correspondente, às Farc”.

Militares colombianos atacaram um acampamento das Farc em território equatoriano. Na operação morreram mais de 20 pessoas, entre elas o chefe guerrilheiro Raúl Reyes e quatro estudantes mexicanos. Três pessoas sobreviveram, entre elas Lucía. A estudante disse que foi ao Equador somente para conhecer as propostas de paz do grupo.

Os pais dela pediram à Procuradoria-Geral que encerre a denúncia por terrorismo contra ela. Para eles, não existem elementos para sustentar os supostos nexos entre a jovem e as Farc.

A operação colombiana gerou protestos do governo equatoriano e de outras administrações da região, iniciando uma crise diplomática.