México diz que estátua maia de US$ 4 milhões é falsa

O governo mexicano disse que uma estátua maia vendida por US$ 4 milhões num leilão é falsa. Os leiloeiros da Binoche Et Giquello, sediada em Paris, afirmam que ela é genuína. O comprador não foi identificado.

A galeria parisiense que vendeu o guerreiro de argila diz que o ataque à autenticidade é uma tentativa do governo mexicano de arruinar o mercado de artefatos pré-hispânicos. Segundo os representantes da Binoche Et Giquello, atacar a credibilidade de leilões públicos pode levar o comércio desse tipo de artefato para o mercado negro.

A autoridade de arqueologia do México diz que o guerreiro é uma criação recente com aparência de antiguidade. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.