Mexicanos inventam cadeira de rodas guiada pelo olho

Estudantes mexicanos anunciaram que inventaram uma cadeira de rodas manejada pelo olho humano, que permitirá que pessoas tetraplégicas se movam de um lado para outro e até abram portas através de um braço mecânico.

A equipe de cinco alunos de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Tijuana, no estado de Baixa Califórnia, no norte do país, iniciou o projeto há um ano, com o qual ganhou um concurso científico em nível nacional.

A cadeira, que tem custo de cerca de US$ 5 mil e incorpora um computador adaptado às necessidades da pessoa que a usa, poderá possibilitar que pessoas com paralisia quase total mudem seu estilo de vida.

Diante da pessoa sentada na cadeira há uma câmera com uma tela do computador. “A pessoa com deficiência física foca seus olhos na câmera. Ela tem apenas de olhar uma função na tela, onde surge um menu de opções durante alguns segundos, para enviar um sinal ao computador que controla os motores da cadeira e ativa o braço mecânico da forma desejada”, explicou Noel Ríos, um dos estudantes que criaram o protótipo do projeto.

A equipe está agora em busca de patrocinadores que se interessem em fabricar em série essa nova cadeira de rodas, que dá maiores esperanças às pessoas impossibilitadas de mover a maior parte do corpo.

Voltar ao topo