Meta dos EUA no Afeganistão é alcançável, diz Obama

Confrontado pelo ceticismo público em relação a sua capacidade de mudar o rumo da impopular guerra no Afeganistão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou hoje que suas metas no país são tanto modestas quanto alcançáveis.

Funcionários do governo norte-americano têm encontrado dificuldade para mensurar o êxito na guerra de nove anos, antes de uma revisão estratégica em dezembro. O presidente e outros funcionários têm destacado que o objetivo é lutar contra o grupo extremista Al-Qaeda, e não construir no país uma democracia ao estilo da norte-americana. “Ninguém pensa que o Afeganistão será um modelo de democracia `jeffersoniano'”, disse Obama, em uma entrevista divulgada hoje pela CBS News.

“O que queremos fazer é difícil, mas esta é uma meta bastante modesta: não permitir que os terroristas atuem nessa região”, explicou. “Não permitir que criem grandes campos de treinamento e planejem ataques contra o território americano com impunidade, isso pode ser conseguido”, acrescentou.

Por sua vez, o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, indicou hoje que apenas uma pequena parte das forças norte-americanas no Afeganistão voltará para casa no próximo ano, quando vence o prazo dado pelo governo Obama para a retirada das tropas. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.