A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, rejeitou nesta segunda-feira a afirmação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a Alemanha deve grandes somas de dinheiro à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por contribuir com menos do que o que deve aos gastos de defesa do bloco.

continua após a publicidade

Merkel também mencionou a história da Alemanha de décadas de ausência militar estrangeira depois da Segunda Guerra Mundial.

continua após a publicidade

No sábado, um dia depois de sua reunião com Merkel na Casa Branca, Trump usou seu perfil no Twitter que “a Alemanha deve vastas somas de dinheiro à Otan e os Estados Unidos devem ser pagos mais pela poderosa e muito cara defesa que o país oferece à Alemanha!”.

continua após a publicidade

Segundo a chanceler alemã, os gastos de defesa alemães “não são somente as contribuições feitas à Otan, mas também as contribuições europeias na África, por exemplo, e as missões das Nações Unidas”.

Para a governante alemã, os gastos com defesa “não podem se separar dos acontecimentos históricos de um dia para o outro”. Merkel recordou que o objetivo imediato, depois da Segunda Guerra Mundial, era a integração da Alemanha na comunidade internacional. Fonte: Associated Press.