Merkel e Hollande dizem que portas seguem abertas para negociações com a Grécia

Os líderes da Alemanha e da França, Angela Merkel e François Hollande, afirmaram que respeitam o voto dos gregos contra os termos atrelados a uma nova ajuda internacional para o país e disseram que as portas permanecem abertas para negociações com o objetivo de manter a Grécia na zona do euro.

Em entrevista à imprensa, Merkel destacou a importância de a Grécia assumir responsabilidade pela reforma de sua economia, enquanto Hollande comentou ser importante a Europa mostrar solidariedade com os gregos.

“As portas permanecem abertas, mas as condições para um novo programa de resgate ainda não são adequadas”, declarou Merkel. “A última proposta dos credores à Grécia foi muito generosa”, acrescentou. Hollande, por sua vez, lembrou que “não há muito tempo para a Grécia e a Europa chegarem a um acordo”.

Merkel e Hollande se reuniram em Paris nesta segunda-feira. As breves declarações que fizeram na coletiva foram uma prévia do tom que deverá ter a reunião de cúpula da zona do euro marcada para amanhã em Bruxelas para tratar da situação da Grécia.

Os dois líderes afirmaram ser urgente chegar a uma solução para os problemas financeiros gregos. Merkel pediu que o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresente propostas esta semana. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo