mundo

Merkel diz que UE deve debater adesão da Turquia ao bloco na próxima cúpula

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que os líderes da União Europeia devem decidir se devem suspender ou encerrar as negociações de adesão da Turquia ao bloco na cúpula do próximo mês, recuando de seu apelo anterior para encerrar as conversas com o governo turco.

Em um discurso no Parlamento alemão antes das eleições gerais de 24 de setembro, Merkel disse que os líderes da UE devem debater o tema na cúpula do bloco, já que qualquer desacordo público reforçaria o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em meio a preocupações na Europa sobre a repressão do governo à oposição.

“As relações com a Turquia são de grande importância. Por isso, defendo que adotemos ações decisivas, mas que atuemos em conjunto e conversemos com nossos parceiros europeus”, comentou Merkel, que lidera nas pesquisas para a chancelaria alemã, podendo conquistar seu quarto mandato.

Em um debate televisivo contra Merkel, o candidato de centro-esquerda, Martin Schulz, afirmou que terminaria as conversas de adesão da Turquia caso se tornasse chanceler alemão. Merkel foi mais cuidados em sua resposta, mas, no final do debate, disse que também era favorável ao encerramento das negociações. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo