Mensagem de Elizabeth II será transmitida em 3D

De acordo com os tempos e aproveitando a última tecnologia, a mensagem de Natal da rainha Elizabeth II da Inglaterra será transmitida este ano pela primeira vez em três dimensões e em alta definição, segundo anunciou nesta quinta-feira o palácio de Buckingham.

Como é tradicional, o discurso da rainha, gravado em uma de suas residências – normalmente Buckingham -, será transmitida à nação às 13h (horário de Brasília) do dia do Natal, como vem sendo feito desde sua instauração há 80 anos.

A ideia de os reis emitirem um discurso de Natal foi do artífice da rede pública britânica “BBC”, John Reith, que a propôs ao avô de Elizabeth II, Jorge V, que pronunciou o primeiro discurso à nação por rádio em 1932.

Visto que o discurso era transmitido por ondas curtas a todo o império britânico, a hora escolhida foi a local três da tarde, para chegar ao número máximo de países.

A tradição do discurso se aprofundou com a explosão em 1939 da Segunda Guerra Mundial, quando o pai da rainha, Jorge VI, animou a nação em mensagem popularizada pela recente filme “O Discurso do Rei”.

Com a morte em 1952 do monarca, Elizabeth II lhe sucedeu no trono e na tradição do discurso, que pronunciou a cada ano menos em 1969, quando a “BBC” tinha preparado para esse dia um documentário sobre a família real.

Desde 1957 – quando começou ao vivo -, o discurso real é transmitido pela televisão e em 2007 foi disponibilizado pela primeira vez no YouTube, no canal da realeza britânica.

Este ano torna a fazer história e a refletir a passagem do tempo com a primeira transmissão em 3D, que estará ao alcance daqueles que tenham acesso à última tecnologia.

Voltar ao topo