Medvedev: Rússia está pronta para avaliar sanções ao Irã

A Rússia está preparada para avaliar um novo pacote de sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear, afirmou hoje, durante visita oficial à França, o presidente russo, Dmitry Medvedev.

O líder russo disse que seria “desejável” evitar novas sanções – já há três pacotes de sanções em vigor contra Teerã aprovados pelo Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – e insistiu em que futuras punições não devem pesar sobre a população iraniana.

Já o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que a Rússia apoiaria novas sanções ao Irã com o objetivo de evitar uma “tragédia humanitária”.

Potências ocidentais têm se declarado cada vez mais impacientes com a insistência do Irã em levar adiante seu programa de enriquecimento de urânio. Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico.

O Irã sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, estando de acordo com as normas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual é signatário.

O enriquecimento de urânio é um processo essencial para a geração de combustível usado no funcionamento das usinas nucleares. Em grande escala, o urânio enriquecido pode ser usado para carregar ogivas atômicas.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.