“Medvedev é amigo de Pequim”, afirma embaixador chinês

O embaixador da China em Moscou, Liu Guchang, manifestou-se otimista com as perspectivas para as relações bilaterais por causa da vitória de Dmitry Medvedev nas eleições presidenciais russas, informou a imprensa chinesa. Liu qualificou Medvedev como um amigo de Pequim e manifestou a expectativa chinesa quanto ao aprofundamento das relações comerciais entre os dois países. A opinião do embaixador foi divulgada em reportagem publicada nesta quinta-feira (6) pelo Diário da China.

Citado pelo jornal, Liu considera que a vitória de Medvedev significa um incentivo às relações sino-russas e certamente elevarão ainda mais o nível das relações bilaterais. "Uma vez que Medvedev participou da elaboração e da implementação das políticas de Vladimir Putin (presidente russo em fim de mandato) a expectativa é de que ele siga a política de seu antecessor com relação à China", comentou. Liu elogiou Medvedev por ajudar a construir confiança mútua e entendimento por meio de intercâmbios culturais.

As relações políticas entre os dois antigos rivais comunistas melhoraram consideravelmente nos últimos anos, mas os laços econômicos não avançaram no mesmo ritmo.

Voltar ao topo