Medvedev alerta para risco de conflito no Oriente Médio

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, disse hoje que as tensões entre árabes e israelenses ameaçam empurrar o Oriente Médio para mais uma catástrofe, e afirmou que Moscou pretende dar um impulso diplomático para melhorar as relações entre Israel e Síria. Medvedev fez as declarações ao lado do presidente da Síria, Bashar Al Assad, ao final de uma visita de dois dias a Damasco, na qual a Rússia se comprometeu a ajudar a Síria a desenvolver sua infraestrutura de petróleo e gás natural, num momento em que Damasco tenta recuperar seu papel como uma rota de energia entre o Golfo Pérsico e o Mediterrâneo.

Os presidentes russo e sírio também reafirmaram o direito do Irã a desenvolver um programa nuclear pacífico, num momento em que as potências mundiais pressionam por mais uma rodada de sanções contra o Irã, por causa da recusa da república islâmica em interromper o enriquecimento de urânio.”As tensões no Oriente Médio ameaçam levar a uma nova explosão ou mesmo a uma catástrofe”, afirmou o presidente russo. Na época da Guerra Fria, a Síria era aliada da União Soviética no Oriente Médio.

Acusações

Medvedev fez as declarações no mesmo dia em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o Irã de tentar provocar uma guerra entre seu país e a Síria. “Eles (os iranianos) estão espalhando mentiras para escalar as tensões e isso não tem nenhum fundamento” disse Netanyahu. “Nós queremos a paz e a estabilidade e oferecemos negociações com a Síria sem pré condições”, disse Netanyahu.

No mês passado, o presidente de Israel, Shimon Peres, acusou a Síria de fornecer mísseis Scud ao grupo xiita libanês Hezbollah, dizendo que com o arsenal o Hezbollah pode atingir qualquer ponto do território israelense. A Síria negou a acusação e alertou que ela parece ter sido calculada para abrir espaço para uma ação militar futura.

Antes da visita de Medvedev a Damasco, o escritório de Peres, em Jerusalém, informou que o presidente russo havia concordado em entregar uma mensagem a Bashar Al Assad, com o objetivo de reduzir as tensões. Mas Medvedev não fez hoje nenhuma referência a essa possível mensagem.

Já o presidente sírio fez mais acusações a Israel por causa do conflito com os palestinos. “Expulsar palestinos de Jerusalém, atacar lugares sagrados e sitiar palestinos na Faixa de Gaza são passos e medidas que irão descarrilar completamente o processo de paz” disse Assad. Hoje, os presidentes russo e sírio tiveram uma reunião com o líder do grupo Hamas, Khaled Meshal, que vive exilado em Damasco. Após a reunião com Meshal, Medvedev partiu para a Turquia.

Estratégia energética

Medvedev foi recebido em Ancara pelo presidente turco, Abdullah Gul. Amanhã, a Rússia e a Turquia assinarão uma série de acordos de cooperação, incluídos pactos no setor de energia e um abrandamento nas regras de vistos para turistas e viajantes entre os dois países.

A Turquia afirmou à Rússia que aprovará até novembro a construção de um gasoduto no Mar Negro. O gasoduto deverá transportar gás natural da Rússia para a Europa por uma rota alternativa que incluirá a Turquia e garantirá um papel central para a Rússia como a principal fornecedora de energia ao mercado europeu. Com informações da Dow Jones.

Voltar ao topo