McCain comemora vitória na ‘superterça’ republicana

O senador John McCain comemorou o fato de assumir a dianteira com vitórias decisivas em grandes Estados na "superterça". McCain venceu a disputa republicana na Califórnia, aplicando um duro golpe em seu mais próximo competidor, Mitt Romney. O senador do Arizona tem agora quase metade dos 1.191 delegados necessários para garantir a nomeação do Partido Republicano, bem à frente de seus rivais. "Ganhamos em alguns dos maiores Estados do país", disse McCain. Considerado uma zebra por meses, ele se proclamou o favorito, e acrescentou: "Não me incomodo nem um pouco com isso". Ele venceu em alguns dos Estados mais povoados: Nova York, Missouri e Illinois, além da Califórnia.

Romney venceu em Massachusetts, onde foi governador, e Utah, onde seus companheiros mórmons apóiam sua candidatura. Ele também foi vitorioso em Dakota do Norte, Minnesota, Colorado, Alasca e Montana. Mike Huckabee, pastor batista e ex-governador de Arkansas, teve um desempenho surpreendente, aproveitando o apoio de cristãos sulistas e ganhando em Geórgia, Alabama, Virgínia Ocidental, Tennessee e seu Estado natal. Foram as primeiras vitórias de Huckabee desde quando deixou seu partido perplexo com a vitória em Iowa, a primeira grande disputa da campanha.

Contudo, nem Romney e nem Huckabee parecem capazes de tirar a nomeação de McCain. O senador por Arizona tem agora 613 delegados, contra 269 de Romney e 190 de Huckabee. São necessários 1.191 delegados para assegurar a candidatura pelo Partido Republicano.

Voltar ao topo