mundo

May volta a defender acordo do Brexit e recebe apoio de premiê do Japão

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, voltou a defender seu acordo do Brexit com a União Europeia nesta quinta-feira e disse que o pacto firmado “será bom” para os britânicos. Durante coletiva ao lado do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, May afirmou que o acordo alcançado “é o único possível” e enfatizou que a União Europeia deixou claro isso.

Abe, por sua vez, deu apoio total ao acordo de May firmado com a UE e disse que “todo o mundo” quer evitar que haja um divórcio sem um pacto sobre a mesa. O premiê comentou que o Japão usa o Reino Unido como “porta de entrada” para a UE e alertou sobre o impacto do Brexit no mercado de trabalho e nas empresas. Além disso, Abe elogiou o progresso do Reino Unido na obtenção de um acordo com o bloco europeu e deu “apoio total” ao pacto.

Na noite de quarta-feira, alguns parlamentares conservadores se uniram à oposição trabalhista para forçar May a apresentar um plano B em três dias caso ela seja derrotada no atual acordo do Brexit, cuja votação está prevista para ocorrer na próxima terça-feira, 15. A decisão do presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, de permitir a votação da emenda provocou alvoroço no Parlamento e resultou na derrota do governo de May.

Voltar ao topo