Maryland aprova casamento gay

Os eleitores do Estado americano de Maryland aprovaram hoje a proposta de casamento gay, informou o jornal “Washington Post”, baseado em resultados parciais da votação e pesquisas de boca de urna.

O referendo vai permitir a união oficial aos casais de mesmo sexo a partir de primeiro de janeiro do ano que vem. Além de Maryland, outros seis Estados americanos, e o Distrito de Columbia, permitem formalizar essa união.

Maine e Washington também colocaram o referendo sobre o casamento gay em votação ontem, sem resultados conhecidos.

Os americanos de 38 Estados foram as urnas ontem para votar não apenas nas eleições presidencial e congressual mas também em 174 referendos estaduais.

Além do casamento gay, havia questões referentes ao uso recreativo da maconha, à reforma de saúde impulsionada por Barack Obama, à criação de uma taxa sobre refrigerantes e ao uso obrigatório de camisinha em filme pornô, entre outros.

Família Kennedy

Joseph Kennedy 3º, sobrinho-neto de John F. Kennedy, o presidente que foi morto em 1963, foi eleito para o Congresso pelo Estado de Massachusetts. Sua vitória representa o retorno da mais famosa dinastia americana à política.

Os Kennedy não estavam presentes no Congresso americano desde 2010, quando Patrick Kennedy, filho de Ted Kennedy e deputado por Rhode Island, anunciou que não tinha intenção de continuar na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados).

Joseph Kennedy 3º é neto de Robert Kennedy, morto a tiros num hotel em 1968. Ele substituirá seu colega de partido, o democrata Barney Frank.
Sua vitória sobre o republicano Sean Bielat foi virtualmente assegurada assim que conseguiu a indicação nas eleições democratas primárias, em setembro. O Estado de Massachusetts vota tradicionalmente no Partido Democrata para o cargo e elegeu um republicano pela última vez em 1944.

“Nós queremos a chance, a oportunidade para fazer o melhor que pudermos, a chance para construir uma vida da qual poderemos nos orgulhar”, disse após a vitória. “Eu entrei nessas eleições porque, acima de tudo, eu acreditava que essa é a promessa que esse país faz a cada um de nós.”

Kennedy, 31, já foi promotor, trabalhou no Corpo da Paz (agência federal para ajudar países em desenvolvimento, fundada pelo seu tio-avô enquanto era presidente) e é favorável ao casamento gay. Com 80% da apuração definida, ele tinha recebido 62% dos votos, contra apenas 36% de Bielat.

Após as eleições desse ano, os democratas permanecem com maioria no Senado e os republicanos retiveram o controle da Câmara dos Representantes.

Voltar ao topo