Manifestantes voltam a enfrentar polícia no Cairo

Um grupo de manifestantes voltou a enfrentar a polícia na praça Tahrir, no Cairo, capital do Egito, hoje, em mais um dia de protestos contra os decretos que aumentam os poderes do presidente Mohammed Mursi.

Segundo a agência de notícias Mena, os manifestantes jogaram pedras contra a polícia em frente à Embaixada dos Estados Unidos no Cairo. O. A definição feita foi vaga, mas a indicação é que o presidente recuou, tentando obrigá-los a voltar para a praça.

Os confrontos acontecem no sexto dia de protestos contra Mursi. Na última quinta, o mandatário aprovou três decretos que aumentaram seu poder, impedindo o Poder Judiciário de dissolver o Parlamento e o tornou imune às investigações judiciais.

Devido à ação, que foi considerada autoritária pela oposição, milhares de pessoas foram às ruas em uma série de protestos que deixaram pelo menos dois mortos e mais de 500 feridos nos últimos seis dias em todo o país.

Além dos confrontos, sedes do Partido Liberdade e Justiça, de Mursi, foram atacadas por opositores. Segundo a Irmandade Muçulmana, pelo menos 200 membros da agremiação ficaram feridos no último ataque a um escritório do grupo em Mahala al Kubra, na noite de ontem.

Outros 65 ficaram feridos quando tentavam proteger outro escritório, na cidade de Mansura, no delta do rio Nilo. Em Alexandria, segunda maior cidade egípcia, os islâmicos dizem terem enfrentado outro ataque à sede do partido.

Em face às manifestações populares, Mursi decidiu limitar a aplicação dos decretos na última segunda, após reunião com representantes do poder Judiciário.

Ele chegou a um acordo com os juízes do Conselho Supremo de Justiça, deixando imunes apenas as questões “de soberania”. A definição feita foi vaga, mas a indicação é que o presidente recuou.

Voltar ao topo