Manifestantes islandeses atiram ovos em parlamentares

Manifestantes islandeses atiraram ovos em parlamentares neste sábado, em protesto contra a situação da população após a crise econômica que atingiu o país em 2008.

Mais de mil manifestantes se reuniram em frente ao parlamento islandês, conhecido como Althingi, na capital, Reykjavik. Alguns batiam em panelas e atiravam alimentos e fogos de artifício contra o prédio.

Ao saírem para uma tradicional missa que marca o início dos trabalhos do Althingi, parlamentares e o presidente do país foram atingidos por ovos e iogurte. Um parlamentar ficou levemente ferido. A polícia formou um cordão de proteção ao final da missa, porém mais ovos foram arremessados enquanto os parlamentares retornavam ao parlamento.

Até o início da crise, a Islândia era uma economia em rápida expansão e possuía um dos mais altos padrões de vida no mundo. Porém, os principais bancos do país quebraram em outubro de 2008 e a moeda local despencou. Muitos islandeses haviam tomado empréstimos em moeda estrangeira durante o período de crescimento econômico, e agora enfrentam dificuldades para pagar essas dívidas.

Os manifestantes entregaram ao governo um petição reivindicando uma redução da dívida para as famílias mais prejudicadas. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.