Manifestantes derrubam estátua de Lenin na Ucrânia

Os ucranianos que protestam neste domingo contra a rejeição, pelo governo do país, ao pacto com a União Europeia, derrubaram a estátua do líder revolucionário russo Vladimir Lenin no centro da capital da Ucrânia, Kiev, segundo informações da polícia local.

“Pessoas mascaradas derrubaram a estátua de Lenin”, disse uma porta-voz da polícia à agência AFP. Lenina, que fundou a União Soviética, é objeto de ódio dos nacionalistas ucranianos.

Dezenas de milhares de ucranianos se reuniram na região central de Kiev neste domingo para protestar contra a decisão do governo de adiar um acordo político e econômico com a União Europeia, em favor de relações mais próximas com a Rússia.

Os manifestantes temem que o país esteja voltando a ter o tipo de relacionamento com a Rússia que os dois países tinham quando ainda eram parte da União Soviética e Moscou dominava Kiev. Esses temores foram agravados na sexta-feira, quando Yanukovych reuniu-se com o presidente Vladimir Putin para estabelecer as bases de uma nova parceria estratégica. Fonte: Dow Jones Newswires.