Manifestantes irritados com a detenção do ex-líder catalão Carles Puigdemont interromperam várias estradas no centro de Barcelona nesta terça-feira, enquanto os manifestantes continuavam a impor barreiras no tráfego regional, bloqueando as principais rodovias e estradas. Puigdemont está sob custódia na Alemanha, aguardando a decisão de um tribunal no norte do país sobre um pedido de extradição pela Espanha.

continua após a publicidade

Autoridades de transporte na região do nordeste da Espanha disseram que uma rodovia principal no leste espanhol permaneceu bloqueada por manifestantes em Figueres, perto da fronteira com a França. Os manifestantes também pararam o tráfego em outra estrada que leva à cidade de Lleida, e uma estrada nacional entre Tarragona e Valência. Os manifestantes também causaram interrupções em diversas ruas no centro de Barcelona nesta terça-feira.

A Catalunha tem sido marcada por maciços protestos, em grande parte pacíficos, desde que uma tentativa de secessão da região da Espanha começou a sério. A declaração de independência do Parlamento catalão no fim de outubro, após um plebiscito ilegal, não recebeu reconhecimento internacional e provocou a tomada do governo regional pelas autoridades espanholas.

Puigdemont foi deposto e fugiu para a Bélgica. Depois de encerrar uma investigação sobre os acontecimentos da semana passada, um juiz da Suprema Corte espanhola acusou o político separatista de rebelião e uso indevido de fundos públicos. A Espanha, então, emitiu mandados de prisão para seis dos sete separatistas catalães que fugiram do país. Puigdemont foi detido no domingo, pouco depois de cruzar a fronteira com a Alemanha a partir da Finlândia. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade