Cuidados

Mandela recebe alta hospitalar e vai se tratar em casa

Nelson Mandela, 94 teve alta do hospital onde estava internado, em Pretoria, e continuará o tratamento em sua casa, afirmou a Presidência do país.

“Ele receberá cuidados domiciliares em sua casa em Houghton (Johannesburgo) até que esteja totalmente recuperado”, informou a Presidência em um comunicado divulgado por seu porta-voz, Mac Maharaj, que também pediu que se respeite a privacidade do paciente.

O líder político havia sido hospitalizado no dia 8 de dezembro por causa de uma infecção pulmonar, segundo informações oficiais. Uma semana depois, foi operado com sucesso para a retirada de cálculos biliares -os médicos afirmaram então que esperaram o quadro pulmonar de Mandela se estabilizar para depois realizar o procedimento.

Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, Nelson Mandela passou 27 anos de sua vida preso pela luta contra o regime do apartheid, que instaurou uma discriminação racial no país.

Foi libertado em 1990 e se tornou, quatro anos depois, o primeiro presidente negro do país, após ter obtido em 1993 o prêmio Nobel da Paz, juntamente com o último presidente do regime segregacionista, Frederick Willem de Klerk, por ter conduzido com sucesso as negociações para a democracia.

Nelson Mandela não voltou a aparecer em público desde o final da Copa do Mundo celebrada em seu país em 2010.

Em janeiro de 2011, ele já tinha sido hospitalizado por dois dias devido a uma infecção pulmonar, provavelmente relacionada com as sequelas de uma tuberculose que padeceu durante em Robben Island, onde passou 18 dos 27 anos que ficou preso.

Voltar ao topo