Mandela “parece muito melhor”, afirma presidente

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, de 94 anos, “parece muito melhor”, afirmou nesta terça-feira o atual governante sul-africano, Jacob Zuma, após uma visita ao hospital no qual o Prêmio Nobel da Paz de 1993 está internado há 16 dias.

Em comunicado emitido hoje pela presidência da África do Sul, Zuma informou ainda que Mandela “estava muito contente por receber visitas em um dia tão especial”.

“Lhe encontramos com bom humor. Gritou o nome do meu clã, Nxamalala, quando entrei no quarto”, acrescentou o governante sul-africano.

“Os médicos estão muito contentes com os progressos que está realizando”, destacou Zuma.

O presidente sul-africano visitou Mandela em um hospital de Pretória no qual se recupera de uma operação para extrair pedras da vesícula, e onde estavam também a esposa do ex-presidente, Graça Machel, e vários membros de sua família.

“A família Mandela agradece sinceramente todo o apoio que estão recebendo das pessoas. É o que lhes faz avançar neste momento tão difícil”, disse Zuma.

Por sua parte, o rei zulu Goodwill Zwelithini desejou a Mandela uma pronta recuperação, publicou hoje a agência sul-africana de notícias “Sapa”.

Madiba (nome do clã de Mandela em língua xhosa e como é carinhosamente chamado no país) foi internado no último dia 8 para, segundo o Governo sul-africano, “submeter-se a exames”.

Nos dias seguintes, o Executivo emitiu breves comunicados nos quais foi revelando primeiro que Mandela tinha sofrido uma recaída de uma infecção pulmonar prévia, da qual supostamente estava se recuperando, até que no dia 15 foi informado que tinha sido necessário intervir para extrair-lhe pedras da vesícula.

Mandela não passava tanto tempo em um hospital desde 2001, quando, com 83 anos, permaneceu sete semanas internado por uma radioterapia depois que foi diagnosticado com um câncer de próstata.

Nelson Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, lutou durante 67 anos contra o regime de segregação racial do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana até sua eleição como governante, em 1994.

No último dia 18 de julho, o ex-mandatário celebrou seu 94º aniversário na cidade oriental de Qunu, onde passou sua infância.

É a terceira vez que Mandela é hospitalizado nos últimos dois anos, embora se encontre sob permanente vigilância médica em sua residência.

Sua última aparição em público foi no encerramento da Copa do Mundo da África do Sul, em julho de 2010.

Voltar ao topo