Mandela é homenageado com uma estátua na África do Sul

A África do Sul celebrou neste sábado o 50ª aniversário da prisão do prêmio Nobel da Paz e ex-presidente do país, Nelson Mandela, com a inauguração de uma grande estátua do líder sul-africano na cidade de Howick, na província de Kwazulu Natal, onde ele foi detido.

O atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, participou da cerimônia e disse que a escultura “inspirará” todos que a visitarem, informou a agência local “Sapa”.
“Devemos encorajar as diferentes gerações a visitarem o local, pois quem o fizer se sentirá inspirado”, disse Zuma, que foi recebido por uma multidão de seguidores de seu partido e de Mandela, o Congresso Nacional Africano (CNA). “As crianças principalmente deveriam vir aqui, pois isto os ajudarão a entender a história de nosso país”, acrescentou.

O artista que fez a estátua, Marco Cianfanelli, explicou que “a parte da frente da escultura é um retrato de Mandela, e tem barras verticais que representam sua prisão. Quando se caminha ao redor da estrutura, raios de luz são propagados, o que simboliza sua ascensão política e a solidariedade”, disse.

Para chegar ao monumento, composto por 50 barras de aço e o retrato de Mandela, visível a 35 metros de distância, percorre-se um caminhado cercado de árvores e palavras que descrevem o ex-presidente: valente, líder, prisioneiro, camarada, caráter, etc.

A estrutura está localizada em Howick, muito perto da estrada onde Mandela foi detido, em 5 de agosto de 1962, quando se dirigia para Johanesburgo.
Após sua prisão e o famoso julgamento de Rivonia, Mandela, que lutava na clandestinidade para acabar com o Apartheid na África do Sul, foi condenado a prisão perpétua, acusado de traição.

Mandela passou 27 anos na prisão, 18 deles na conhecida ilha de Robben, na costa da Cidade do Cabo, de onde seguiu atuando como um dos líderes da luta pela liberdade dos sul-africanos.

Com a queda do regime, no final dos anos 80, e a realização das primeiras eleições democráticas do país, em 1994, Mandela se transformou no primeiro presidente negro da África do Sul.

Embora só tenha governado por um mandato de cinco anos, o prêmio Nobel da paz é considerado o pai da moderna nação sul-africana e o personagem mais adorado do país.

Voltar ao topo