Mandela completa 94 anos amanhã com festas em toda a África do Sul

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela completa amanhã 94 anos, um acontecimento que a África do Sul vai comemorar com várias festas e atos simbólicos e que ganhará repercussão em todo o mundo com o Dia Internacional de Mandela.

O ícone da luta contra o apartheid e ex-presidente sul-africano passará seu aniversário acompanhado pela família em sua residência em Qunu, no sudeste do país, lugar onde viveu na infância e para onde voltou no dia 29 de maio deste ano.

Embora Mandela comemore seus 94 anos intimamente, o mundo celebrará abertamente o Dia Internacional de Mandela, estabelecido pela ONU em 2009 como uma iniciativa para encorajar todos os cidadãos a dedicar 67 minutos de seu tempo a causas sociais.

Trata-se de um minuto para cada ano que Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, se dedicou a lutar pela igualdade racial e o fim do regime segregacionista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana até 1994.

A programação de comemorações na África do Sul começará às 8h locais (3h de Brasília) com uma canção de aniversário a Madiba – o ex-governante é chamado carinhosamente em seu país – que pretende entrar para o Guinness Book (livro dos recordes) por ser cantada por 20 milhões de pessoas em uníssono.

O Ministério da Educação da África do Sul anunciou que 12,5 milhões de estudantes participarão desse canto, que será transmitido pelas principais emissoras de rádio e televisão do país. Entre outras ações simbólicas em comemoração pela data, será disputada uma maratona de 42 quilômetros até a cidade de Howick, onde Mandela foi detido em agosto de 1962.

Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul ao ganhar as primeiras eleições multirraciais do país, em 1994. Ativista contra o regime segregacionista do apartheid, o ex-mandatário passou 27 anos na prisão até ser libertado, em 1990.

Voltar ao topo