A paraguaia Damiana Hortensia Morán Amarilla, de 39 anos, afirmou hoje que o pai de seu filho de um ano e quatro meses é o presidente Fernando Lugo. É o terceiro caso nas últimas semanas de supostos filhos de Lugo, que até agora assumiu apenas um deles. Em entrevista por telefone ao canal 4, de Assunção, Damiana disse que “o presidente me telefonou, dizendo-me que seu advogado se encarregará de tudo que eu quisesse, mas esclareci que não reclamo a paternidade, somente queria que ele soubesse a verdade”.

A primeira informação sobre Damiana e seu filho foi divulgada hoje pelo jornal ‘ABC Color’. Ela disse ser divorciada há cinco anos e mãe de outros dois filhos, mais velhos, de seu primeiro matrimônio. “Conheci Fernando (Lugo) em 2006, quando já deixou de ser bispo. Eu era coordenadora da pastoral social do bispado da cidade de San Lorenzo (na periferia leste de Assunção). Fiquei apaixonada, porque ele como homem é um fenômeno. É carismático e foi meu ideal de homem e líder político-social”, explicou ela na televisão.

“Não necessito de dinheiro nem de seu sobrenome para o filho, porque eu posso manter minha família. Sou proprietária de um jardim de infância e trabalho não me falta”, acrescentou. Nenhum porta-voz do presidente comentou o caso até agora. O jornal ‘Última Hora’ afirmou que a atual companheira do chefe de Estado, Viviana Carrillo, e o filho deles, Guillermo Armindo, de 2 anos, passaram a morar em uma casa de Lugo nas proximidades da capital.

Em Ciudad del Este, 340 quilômetros a leste de Assunção, Benigna Leguizamón afirmou no início da semana que tem um filho de 6 anos com Lugo e pediu o reconhecimento da paternidade. Lugo enviou seu advogado à cidade para cuidar do caso. Os dois primeiros relatos sobre filhos do ex-presidente correspondem ao período em que ele ainda era bispo. No primeiro dos casos, Viviana Carrillo disse que começou a se relacionar com Lugo quando tinha 16 anos, o que seria considerado estupro pelas leis locais. O oposicionista Partido Colorado denunciou Lugo ontem por esse caso. Viviana, hoje com 27 anos, deu à luz um menino em 2007.