Mais mulheres e crianças são resgatadas dos extremistas do Boko Haram na Nigéria

Mais mulheres e crianças foram resgatadas dos extremistas islâmicos do grupo Boko Haram na Nigéria nesta quinta-feira, um dia após o exército anunciar o resgate de 200 meninas e 93 mulheres no meio de uma floresta, disse o porta-voz das forças nigerianas, sem mencionar o número de pessoas.

O resgate ocorreu em meio a um tiroteio em nove campos extremistas na floresta de Sambisa, matando algumas pessoas, incluindo um soldado e uma mulher. Além disso, outras oito mulheres se machucaram e quatro soldados se feriram gravemente.

Algumas das mulheres estavam tão transtornadas, que chegaram a atirar contra os soldados que foram resgatá-las, de acordo com as autoridades, que afirmaram da necessidade de um intenso tratamento psicológico. As mulheres e as crianças devem passar agora por uma equipe médica que irá avaliar o estado da saúde de cada uma delas, uma vez que muitas estão fortemente traumatizadas.

Ainda não se sabe se algumas das mulheres resgatadas fazem parte do grupo de meninas que foram sequestradas há um ano em uma escola na cidade de Chibok.

O porta-voz alertou que ainda existem meninas de Chibok presas na floresta e que algumas foram doutrinadas para acreditar na ideologia extremista do grupo islâmico, enquanto outras se casaram forçadas com os militantes.

“O trauma sofrido pelas mulheres e meninas sequestradas é horrível”, disse o diretor da Anistia Internacional para a África, Netsanet Belay. “Algumas têm sido estupradas repetidamente, vendidas como escravas e doutrinadas para lutar a favor do Boko Haram”, afirmou.

No início deste mês, a Anistia Internacional disse que pelo menos 2 mil mulheres e

meninas foram tomadas pelo Boko Haram desde o início de 2014. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo