Mais de 200 reféns são resgatados na Nigéria

A polícia da Nigéria anunciou neste sábado o resgate de cerca de 230 mulheres e crianças capturadas em diversos Estados do norte do país africano e levadas à cidade de Maiduguri durante um sangrento levante islâmico ocorrido na região no decorrer da semana.

“Até o momento nós resgatamos mais de 230 mulheres e crianças sequestradas pela seita Boko Haram em diversas partes do norte, especialmente nos Estados de Bauchi, Plateau e Katsina”, disse Isa Azare, porta-voz da polícia de Borno.”Na noite de sexta-feira, nossos homens resgataram 52 meninas presas em uma casa em Maiduguri. Elas haviam sido sequestradas em Bukuru”, relatou.

Na quinta-feira, 120 mulheres e crianças haviam sido resgatadas em Maiduguri e levadas a Bauchi, onde haviam sido sequestradas, prosseguiu Azare. O porta-voz não deu mais detalhes, mas afirmou que o número de mulheres e crianças resgatadas supera 230. No último fim de semana, integrantes da seita Boko Haram, também conhecida como “Taleban nigeriano”, deram início a um violento levante islâmico.

Mais de 600 pessoas morreram nos choques com as forças de segurança ocorridos nos dias seguintes, disseram policiais e testemunhas. As informações são da Dow Jones.