Mais de 20 pessoas morrem em protestos na Nigéria

Mais de 20 pessoas foram mortas no segundo dia de conflitos após as eleições, realizadas na cidade de Jos, região central da Nigéria. Desde o início da onda de violência, na última quinta-feira (dia 27), quando foi realizada a primeira eleição local em mais de uma década, mais de 35 pessoas já morreram em conflitos.

Além das explosões realizadas em igrejas e mesquitas, inúmeras casas foram destruídas. O governo local adotou toque de recolher. As forças locais dispersaram inúmeras gangues na madrugada e os líderes étnicos e religiosos foram às rádios na tentativa de acalmar a população.

Grupos começaram os protestos depois da tentativa frustrada de divulgar publicamente o resultado da eleição. O pleito foi acompanhado por inúmeros observadores, em função do histórico de fraudes em eleições nigerianas. Em protestos iniciados pela manhã, jovens manifestantes bloquearam as ruas.

O presidente Umaru Yar’Adua, no cargo desde o ano passado, enviou tropas militares para conter o conflito. Mais de 10 mil nigerianos já morreram em conflitos sectários desde que uma junta de líderes civis assumiu o poder, no lugar dos militares, em 1999. As informações são de agências internacionais.