mundo

Macron insiste em unidade da UE em negociações do Brexit

O presidente da França, Emmanuel Macron, insistiu na importância de uma frente unida nas negociações com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, sobre a saída do país da União Europeia.

Macron afirmou que os outros membros da UE ficam à espera de “um único negociador”, Michel Barnier, que comanda o bloco no processo do Brexit. As discussões sobre a saída podem ganhar novo passo durante a cúpula da UE, em Bruxelas, com a presença de May no encontro.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, por sua vez, afirmou que as negociações do Brexit fizeram progressos insuficientes até o momento e comentou que, apesar de uma melhor perspectiva nas últimas semanas, “o progresso não é suficiente para iniciar a segunda fase das negociações”. Ela acrescentou, ainda, que se sente otimista sobre a possibilidade de uma segunda fase das negociações se iniciar em dezembro.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, disse que as negociações do Brexit podem ser ampliadas para incluir as futuras relações em dezembro, mas apenas se o Reino Unido apresentar propostas de negociações mais detalhadas. Nesta quinta-feira, Varadkar afirmou que “não é suficiente dizer que você não quer certos resultados. Você precisa explicá-los”. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.