Luxemburgo: Oposição sela acordo para formar governo

Os três partidos de menor representação do Parlamento de Luxemburgo chegaram hoje a um acordo em torno de um programa de coalizão, abrindo caminho para a formação de um novo governo. O acordo, que ainda precisa ser aprovado pelos partidos envolvidos, colocará fim a um período de quase 20 anos ininterruptos nos quais Jean-Claude Juncker foi primeiro-ministro.

O Partido Popular Social Cristão, de Juncker, foi o mais votado nas eleições de outubro, mas não conseguiu cadeiras suficientes para formar um governo. Nas semanas que se seguiram, os partidos Democrata (centro-direita), Socialista e Verde negociaram um acordo que dará a eles uma bancada de 32 deputados no Parlamento de 60 cadeiras.

A expectativa é de que os partidos Democrata, Socialista e Verde aprovem amanhã o acordo selado hoje. Se isso se confirmar, Juncker apresentará sua renúncia ao grão-duque Henrique na quarta-feira. O grão-duque então convidará a coalizão a assumir o governo. O sucessor de Junker será Xavier Bettel, do Partido Democrata, que deixará a prefeitura da Cidade de Luxemburgo para tornar-se primeiro-ministro do grão-ducado. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo