Lula é presidente mais bem-avaliado da América Latina, indica estudo

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é o mandatário mais bem-avaliado da América Latina, enquanto seus colegas do Peru, Venezuela e Cuba são os líderes com pior avaliação, segundo uma pesquisa da Latinobarômetro divulgada nesta sexta. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o mandatário colombiano, Álvaro Uribe, figuram atrás do presidente brasileiro na lista dos mais bem-avaliados.

A diretora da Corporação Latinobarômetro, Marta Lagos, destacou que Lula foi o presidente melhor avaliado pelo segundo ano consecutivo. A pesquisa foi feita entre os dias 7 de setembro e 9 de outubro em 18 países da região, com margem de erro de três pontos porcentuais. Foram entrevistas 20.212 pessoas maiores de 18 anos de idade.

Segundo a pesquisa, Lula encabeça a lista de presidentes mais populares, com avaliação de 5,7 pontos, em uma escala de zero a dez pontos. O segundo lugar ficou com Bachelet, que teve 5,5 pontos, seguida por Uribe, que teve 5,2 pontos. O presidente do México, Felipe Calderón, e o presidente do Equador, Rafael Correa, tiveram 5,1 pontos de avaliação.

O último lugar ficou com o líder cubano, Fidel Castro, que teve 4,3 pontos. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ficou em penúltimo lugar em popularidade, com 4,5 pontos.

Voltar ao topo