Lula critica ”interferência” dos EUA nas Américas

Ao comentar a decisão do governo da Bolívia de expulsar o embaixador dos Estados Unidos, Philip Goldberg, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (17), em entrevista que vai ao ar pela TV Brasil, que é “famosa a interferência” das embaixadas dos Estados Unidos no “continente americano”.

Na avaliação de Lula, o presidente boliviano, Evo Morales, não pode aceitar ingerências políticas. “Se for verdade que o embaixador dos Estados Unidos fazia reunião com a oposição do Evo Morales, o Evo está correto ao mandá-lo embora”, declarou Lula, acrescentando: “O papel de embaixador não é fazer política dentro do país, não.

Expulso na quinta-feira (11), o embaixador Goldberg foi acusado por Evo Morales de conspiração. Lula, na entrevista à TV Brasil, comentou que, certa vez, uma embaixadora americana, (Donna Hrinak) respondeu, em um jornal, a uma crítica que ele havia feito ao presidente norte-americano George W. Bush. “Eu mandei o Celso Amorim chamá-la e dizer que não era admissível dar palpite sobre a entrevista do presidente da República”, relatou Lula.

“E também não é de hoje, é famosa a interferência das embaixadas americanas em vários momentos da história do continente americano”, afirmou. “Acho que houve um incidente diplomático. Se o embaixador estava tendo ingerência na política lá, o Evo está correto.

O presidente brasileiro disse que torce pelo fim da crise na Bolívia: “Peço a Deus que tenha estancado (a crise), peço a Deus que todo mundo compreenda o que é melhor para a Bolívia”, afirmou. Lula avaliou que a solução para o impasse entre o governo Evo Morales e a oposição depende mais dos dois lados do que da intermediação de outros países e organismos internacionais. “Todo mundo quer ajudar a Bolívia. Agora, é preciso que a Bolívia queira ser ajudada.