Lua esconde Vênus durante uma hora

Rio Logo depois do pôr-do-sol, amanhã, não se esqueça de dar uma olhadinha para o céu. Durante quase uma hora, um fenômeno raro poderá ser visto em quase todo o Brasil: o ocultamento de Vênus pela Lua. O País, segundo o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, será um dos melhores locais do mundo para a observação. Pesquisador do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Mourão explica que os pontos altos são o início e o fim do fenômeno, quando será possível perceber um brilho intenso nos dois astros.

Em São Paulo, isso vai ocorrer às 19h04m10s e às 20h05m04s. Como há mudanças a partir do local de observação, no Rio os melhores momentos serão às 19h06m11s e 20h05m38s. Em Brasília, o tempo de visualização será um pouco mais curto: de 19h15m18s até 19h57m07s. O fenômeno, visível pela última vez em 27 de janeiro de 1995, poderá ser acompanhado também do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná e sul de Goiás.

“O desaparecimento e o reaparecimento de Vênus serão graduais”, detalha o pesquisador, acrescentando que o fenômeno vai ocorrer minutos antes de a Lua sumir no horizonte. Se o céu estiver nublado, porém, pode esquecer o programa.

Voltar ao topo