mundo

López Obrador diz a Trump que vale a pena esforço para renegociação do Nafta

Em uma carta conciliatória ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, disse estar pronto para iniciar uma nova etapa nas relações EUA-México e buscar um “caminho comum” sobre comércio, migração, desenvolvimento econômico e segurança.

“Está tudo pronto para começar um novo estágio na relação de nossas sociedades com base na cooperação e prosperidade”, disse López Obrador na carta, à qual o The Wall Street Journal teve acesso. A carta foi entregue a uma delegação de autoridades do governo dos EUA que visitou a Cidade do México em 13 de julho e se reuniu com López Obrador.

A carta foi divulgada neste domingo, dias antes de EUA, México e Canadá reiniciarem a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Um representante de López Obrador se juntará à comitiva mexicana a Washington D.C. na quinta-feira.

López Obrador disse a Trump que “vale a pena fazer um esforço para concluir a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte”. Incerteza prolongada pode retardar o investimento a médio e longo prazo, o que poderia impedir o plano de López Obrador de estimular o crescimento econômico por meio de mais projetos de infraestrutura.

A carta, que inclui uma descrição detalhada da plataforma do novo governo mexicano, também propõe a criação de um plano de desenvolvimento que inclua os países da América Central, em um esforço para conter o fluxo de migrantes em direção ao norte. López Obrador propôs que 75% dos recursos econômicos disponíveis para o plano sejam usados para criar empregos no México e na América Central e 25% para fortalecer a segurança nas fronteiras.

López Obrador venceu a eleição presidencial do México em 1º de julho com 53% dos votos e deve tomar posse em 1º de dezembro. A carta para Trump terminou com uma referência pessoal às carreiras dos dois políticos. “Sinto-me encorajado pelo fato de que ambos sabemos como cumprir o que prometemos e enfrentamos adversidades com sucesso. Conseguimos colocar nossos eleitores e cidadãos no centro e deslocar o establishment político”, escreveu López Obrador a Trump. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo