Londres terá plataformas de mísseis durante os Jogos Olímpicos

O Governo britânico confirmou nesta terça-feira que plataformas de mísseis terra-ar serão instaladas em Londres como medida de segurança durante os Jogos Olímpicos, que começam no próximo dia 27.

O sistema de defesa será instalado em seis pontos da capital britânica, informou o Ministério de Defesa. Além disso, Londres também terá a proteção do porta-helicópteros HMS Ocean, no rio Tâmisa.

“Os sistemas de defesa terra-ar são parte de um plano de segurança exaustivo e de várias formas acho que darão tranquilidade e atuarão como poderosa força de dissuasão”, afirmou hoje o ministro da Defesa, Philip Hammond.

Durante os jogos, ainda haverá reforço de aeronaves da Real Força Aérea britânica, na base militar de Northolt, no norte de Londres, e helicópteros Puma no centro do Exército Territorial, em Ilford, no leste de Londres.

Os sistemas de mísseis – denominados Rapier e High Velocity Missile – serão instalados nos próximos dias na região leste da cidade. Contudo, há descontentamento dos moradores da região. Mesmo assim, prevaleceu a decisão, que tem como foco principal, proteger a Vila Olímpica, localizada em Stratford, de um possível ataque terrorista.

A ministra do Interior, Theresa May, falou sobre a importância de garantir a paz durante os Jogos. “Este é o maior evento esportivo do mundo, há uma grande responsabilidade que seja seguro”, garantiu.

Voltar ao topo