Liga Árabe vê CNT como ‘representante legítimo da Líbia’

O Conselho Nacional da Transição (CNT), grupo rebelde de oposição a Muamar Kadafi, passará a representar a Líbia na Liga Árabe, afirmou nesta quinta-feira o secretário-geral da entidade, Nabil Al-Arabi. “Houve um acordo entre os países árabes na última reunião de ministros de Exterior em Doha segundo o qual é hora de a Líbia ter (de volta) sua cadeira na Liga Árabe e o CNT da Líbia é o único representante legítimo do Estado líbio na liga”, declarou o secretário-geral.

Em 22 de fevereiro, a Liga Árabe suspendeu a Líbia das reuniões do grupo até que Trípoli atendesse às exigências dos manifestantes.

No sábado, o CNT participará de sua primeira reunião da Liga Árabe no Cairo, disse Al-Arabi a jornalistas. A expectativa é de que o encontro seja dedicado aos últimos acontecimentos na Líbia e na Síria.

“A partir de sábado a participação da Líbia não estará mais suspensa”, disse Abdel Moneim al-Honi, representante do CNT no Cairo.

A Liga Árabe, entretanto, recusa-se a qualificar sua iniciativa como um “reconhecimento oficial” do CNT porque, segundo uma fonte na entidade, “a Liga não é um Estado para precisar reconhecer a Líbia”. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.