Liga Árabe pede que ONU atue contra agressões israelenses a palestinos

A Liga Árabe pediu nesta sexta-feira às organizações internacionais, especialmente a ONU e a Unesco, que intervenham de “maneira urgente” para frear as agressões israelenses contra os palestinos cometidas em Israel.

Coincidindo com o 43º aniversário do incêndio da Mesquita de al-Aqsa (Jerusalém) por um extremista judeu, a organização pediu aos países árabes e muçulmanos que apliquem as decisões tomadas em cúpulas anteriores para apoiar Jerusalém e os palestinos diante dos ataques israelenses.

“Jerusalém é palco de uma campanha destinada a construção de assentamentos para transformá-la em uma cidade judaica”, denunciou a Liga Árabe em comunicado. Esta campanha inclui, segundo o organismo, a construção de hotéis nos assentamentos próximos à cidade e a destruição de casas de palestinos, assim como impostos e ameaças aos comerciantes palestinos em Jerusalém.

A Liga Árabe também destacou a expulsão de 90 mil palestinos para fora do muro construído por Israel ao redor de Jerusalém e o corte dos serviços básicos dos grupos de beduínos palestinos residentes nos arredores da cidade, com o objetivo de expulsá-los do local e construir mais assentamentos.

Voltar ao topo